Em Portugal, o pão de centeio é fruto de uma respeitável tradição popular. A matéria-prima (trigo, milho ou centeio) utilizada para fazer pão varia com o clima e com o tipo de cereal que se dá melhor em cada zona no país. Em Trás-os-montes (Chaves), Beira interior e outras regiões o pão tradicional é frequentemente feito com farinha de centeio. Em regiões onde os terrenos eram mais pobres cultivou-se a semente do centeio.
Entre os produtos típicos em cada região, há sempre um pão, neste caso o pão de centeio, amassado à mão e cozido em forno de lenha, condições que tornam o alimento muito saboroso.
O pão era, antigamente, assado (no Brasil diz-se que o pão é assado, em Portugal diz-se que o pão é cozido) em fornos particulares ou comunitários, para ser consumido durante aproximadamente duas semanas. O forneiro aquecia o forno, tratava da lenha, deitava o pão, e cuidava dele durante o processo de cozedura. Seu trabalho era pago em género: ficava com um pão pelo seu trabalho ("poia" era o nome dado a esse pagamento).
Rendimento: 61 pax
Ingredientes:
- Farinha de trigo — 500g
- Açúcar mascavo — 50g
- Farinha de centeio — 500g
- Fermento biológico — 14g
- Sal — 20g
- Margarina light — 60g
- Ovos de galinha — 212g
Modo de preparação:
- Coloque numa bacia ou batedeira 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Faça uma esponja e deixe descansar por 15 minutos.
- Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia.
- Deixe-a descansar durante uns 40 minutos.
- Após este descanso, faça os modelos, coloque-os em assadeiras levemente untadas, pincele com ovos batidos e espere o crescimento até quase atingir o seu dobro.
- Após tudo pronto, torne a pincelar com ovos e leve para assar.
*A temperatura do forno deve ser de 200 graus, ou 180.
0 comentários: