A mandioquinha-salsa é também conhecida por batata-baroa, batata-salsa, aipim branco ou cenoura amarela e, é popular no mundo todo.
É uma raiz tuberosa originária dos países andinos. O seu centro de origem é a região andina da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Seu cultivo, realizado de forma rudimentar e de subsistênciam, é essencial para a alimentação da população andina. Ela chegou ao Brasil em 1907, mudas foram trazidas da Colômbia para a Sociedade de Agricultura. Até o ano de 1907, era totalmente desconhecida pelos agricultores brasileiros.
Rendimento: 32pax
Ingredientes:
- Farinha de trigo — 2000g
- Fermento biológico — 90g
- Ovos de galinha — 106g
- Sal — 12g
- Óleo de soja — 300ml
- Mandioquinha — 600g
Modo de preparação:
- Bater no liquidificador os ovos, fermento, leite, açúcar, sal, óleo e a mandioca.
- Colocar a mistura formada em um outro recipiente e aos poucos com uma colher acrescentar a farinha de trigo peneirando-a.
- Assim que a massa adquirir certa consistência, passa-se a sovada com as mãos (é necessário que se acrescente a farinha aos poucos, pois dependendo da qualidade da farinha mais seca ou menos seca, a massa pode dar o ponto com uma quantidade menor do que realmente se pede na receita).
- Após todo esse processo, cubra a massa e deixe-a crescer ate dobrar de volume.
- Logo em seguida sove-a por mais alguns minutos para retirar todo o gás que foi produzido na fermentação.
- Assim que terminar a segunda sova, separa-se a massa em vários pedaços. Que podem virar pãezinhos individuais ou se preferir somente um grande pão.
- Após a modelagem do pão unta-se uma assadeira com óleo e acomoda-se os pães.
- Pincele em seguida, asse em forno quente, cerca de 230ºC até que eles fiquem dourados.
0 comentários: